Saiba como ingressar
O ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Computação (PROFCOMP) ocorre exclusivamente por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), regulamentado por edital público elaborado pela Comissão Gestora do programa. Esse processo garante a transparência e a padronização da seleção em todas as Instituições Associadas.
Quem pode se candidatar
Podem se inscrever no PROFCOMP candidatos que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos:
- Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura, em qualquer área, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
- Ser professor de Ensino Fundamental ou Médio em escola da Educação Básica da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido como efetivo (quadro permanente de servidores, inclusive em Estágio Probatório) ou contratado;
- Estar ministrando aulas em qualquer ano do Ensino Fundamental ou Médio em escola da rede pública de ensino do Brasil.
Além disso, o programa também admite a formação de turmas por meio de convênios específicos, que podem estabelecer critérios complementares de admissão.
Sobre o Exame Nacional de Acesso (ENA)
O ENA é elaborado por comissão designada pela Comissão Gestora e avalia quatro dimensões principais:
- Raciocínio lógico
- BNCC — Computação
- Interpretação de texto
- Práticas pedagógicas e Didática
Vagas e cotas
A quantidade de vagas oferecidas por cada Instituição Associada depende de sua capacidade de orientação e infraestrutura. Na UEA, é reservado o percentual de 30% das vagas para ações afirmativas, conforme regulamentação interna para a pós-graduação.
- Grupo 1: pessoas com deficiência.
- Grupo 2: pessoas pretas e pardas; refugiados e migrantes estrangeiros; indígenas e povos originários; quilombolas; estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública; mulheres em fase de gestação ou maternidade inicial; travestis e transexuais.
Resolução e instruções para aferição das ações afirmativas disponíveis em:
pos.uea.edu.br/data/area/download/download/1-8.pdf.